Pular para o conteúdo principal

Neblina

A neblina nada mais é do que o acúmulo de vapor de água perto do solo, que resfria e condensa diminuindo a visibilidade. Também é conhecida como “névoa”, “nevoeiro” ou “chuvisco”. A neblina é bastante comum em regiões altas e frias, ou então próximas a rios, represas, etc. A neblina pode ocorrer também devido a fatores como relevo, proximidade de corpos d’água, ou pela influência de uma frente fria.Em lugares úmidos, devido à queda da temperatura e à conseqüente condensação do vapor d’água junto ao solo, é mais comum a ocorrência de neblinas.
Um tipo de neblina, porém, mais intensa é a “cerração” quando a visibilidade não ultrapassa os 500 metros de distância.

O registro foi feito para a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) intitulada Fotografia e Ciências: introdução às técnicas fotográficas e aplicações na divulgação científica, realizada entre março e junho de 2015, na UFSCar Campus Araras. A atividade contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mindinho

É só estender o dedo mindinho e repetir: “mindim,mindim, mindim” e a mosca das flores pousará sobre o dedo. É assim que muita gente atrai essa díptera da família dos sirfídeos que são caracterizados por apresentar somente duas asas (dípteros). Eles são característicos pela capacidade de “voo helicóptero”, isto é, a capacidade de permanecer no ar, quase sem se deslocarem. São muito importante nos agroecossistemas, pois suas larvas são predadoras de pulgões, ácaros e cochonilhas. Após a metamorfose, já adultos, se alimentam de néctar e pólen, sendo assim importantes polinizadores. O registro foi feito pelo aluno LUCIANO SKITER DELMONDES para a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) intitulada Fotografia e Ciências: introdução às técnicas fotográficas e aplicações na divulgação científica , realizada entre março e junho de 2015, na UFSCar Campus Araras. A atividade contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

Percevejo

  Os percevejos são insetos da subordem Heteroptera que pertencem a ordem Hemiptera. Existem diversas famílias e espécies desta subordem, as quais variam muito quanto a hábito alimentar. Podem ser predadores, hematófagos, zoofitófagos ou fitófagos. Possuem o aparelho bucal do tipo sugador labial tetraqueta. Por isso conseguem inserir o rostro no alimento, seja ele a presa ou planta, para sugar. Nas espécies fitófagas, o rostro é bastante alongado, o que facilita o consumo do conteúdo mais interno da planta. O ciclo de vida desses insetos é hemimetábulo, passa pelas fases de ovo, ninfa e adulto. Foto de Léo Brito, Ubatuba, SP https://instagram.com/leo.leobrito?igshid=rohn6qfwzadf https://www.facebook.com/leo.brito.94

Periquitão maracanã

  O periquitão maracanã (Psittacara leucophthalmus) é uma ave da ordem Psittaciformes, família Psittacidae. Ocorre em quase todo o Brasil, é encontrado também na Colômbia, Venezuela, Argentina e Uruguai. Habita florestas úmidas, semi úmidas, pântanos, florestas de galerias e palmares de buritis nas planícies. Seu tamanho médio é de 30 e 32 centímetros, o peso varia entre 140 e 170 gramas. A ave possui coloração verde com os lados da cabeça e pescoço com algumas penas vermelhas, apenas as coberteiras inferiores pequenas da asa são vermelhas, sendo as grandes inferiores amarelas. O periquitão maracanã se alimenta principalmente de frutos e sementes. Foto de Léo Brito, Bueno Brandão, MG https://instagram.com/leo.leobrito?igshid=rohn6qfwzadf https://www.facebook.com/leo.brito.94