Fotografias ajudando a divulgar ciências e democratizar o acesso às informações e ao conhecimento.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Macaco-aranha



O Macaco-aranha (Ateles paniscus), é um primata da família Atelidae encontrado na Floresta Amazônica, habitando o estrato mais alto de florestas primárias. Grandes primatas neotropicais, esses macacos possuem membros acentuadamente longos e cauda preênsil. São primariamente frugívoros, mas folhas, flores e sementes também fazem parte de sua dieta, em menor frequência. Na imagem, é possível verificar uma fêmea com seu filhote nas costas. Essa espécie não apresenta dimorfismo sexual, no entanto, a fêmea apresenta o clitóris proeminente, o que é facilmente confundido com um pênis. Os indivíduos foram fotografados no Parque Ecológico Municipal "Eng. Cid Almeida Franco", na cidade de Americana-SP.

O registro foi feito pelo aluno GEDIMAR PEREIRA BARBOSA para a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) intitulada Fotografia e Ciências: introdução às técnicas fotográficas e aplicações na divulgação científica, realizada entre março e junho de 2015, na UFSCar Campus Araras. A atividade contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão.









Destaque

Lepdoptera

As borboletas pertencem à ordem Lepdoptera que possui cerca de 150.000 espécies, sendo a segunda maior ordem de insetos. Esses insetos p...

Confira os posts mais visitados