Fotografias ajudando a divulgar ciências e democratizar o acesso às informações e ao conhecimento.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Podarcis sicula (Rafinesque, 1810)

A foto representa um macho de Podarcis sicula (do grego “ágil” e “pés”) é uma espécie pertencente à família Lacertidae. P. sicula é uma espécie de pequenos lagartos abundante em toda a Itália, inclusive penínsulas e ilhas do sul. Com cores variantes entre tons de verde e cinza-marrom, com manchas escuras e parte ventral geralmente clara, os indivíduos podem atingir de 18-26 cm. Tem hábitos diurnos e se alimentam principalmente de insetos e outros invertebrados terrestres. Os machos apresentam comportamento territorial. A espécie é estritamente protegida pela “Convenção de Berna” (Anexo II/1998) assinada em 1979 por países europeus para conservação de flora e fauna selvagens e de habitats naturais.

A fotografia é de autoria de Rodolfo Bizarria Júnior e foi cedida para a III Exposição Fotografia & Ciências, realizada no segundo semestre de 2016 na UFSCar Campus Araras.

Destaque

Lepdoptera

As borboletas pertencem à ordem Lepdoptera que possui cerca de 150.000 espécies, sendo a segunda maior ordem de insetos. Esses insetos p...

Confira os posts mais visitados