Pular para o conteúdo principal

O Aragorn (Bengal)

O nome da raça remete ao nome científico usado para classificar este gato selvagem, Prionailurus bengalensis. Raça relativamente recente descendente direto do leopardo asiático. Esses felinos foram criteriosamente entrecruzados com gatos domésticos, e o resultado não foi nada menos do que espetacular. A aparência selvagem que remete a lembrança aos grande felinos está muito presente neste belíssimo e elegante gato de pelo curto, que apesar da bela aparência selvagem, reúne todas as características comportamentais dos gatos domésticos.

Imagem de Mônica Rocha Coutinho, cedida para a III Exposição Fotografia & Ciências, realizada na UFSCar Campus Araras no 2 semestre de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mindinho

É só estender o dedo mindinho e repetir: “mindim,mindim, mindim” e a mosca das flores pousará sobre o dedo. É assim que muita gente atrai essa díptera da família dos sirfídeos que são caracterizados por apresentar somente duas asas (dípteros). Eles são característicos pela capacidade de “voo helicóptero”, isto é, a capacidade de permanecer no ar, quase sem se deslocarem. São muito importante nos agroecossistemas, pois suas larvas são predadoras de pulgões, ácaros e cochonilhas. Após a metamorfose, já adultos, se alimentam de néctar e pólen, sendo assim importantes polinizadores. O registro foi feito pelo aluno LUCIANO SKITER DELMONDES para a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) intitulada Fotografia e Ciências: introdução às técnicas fotográficas e aplicações na divulgação científica , realizada entre março e junho de 2015, na UFSCar Campus Araras. A atividade contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

Percevejo

  Os percevejos são insetos da subordem Heteroptera que pertencem a ordem Hemiptera. Existem diversas famílias e espécies desta subordem, as quais variam muito quanto a hábito alimentar. Podem ser predadores, hematófagos, zoofitófagos ou fitófagos. Possuem o aparelho bucal do tipo sugador labial tetraqueta. Por isso conseguem inserir o rostro no alimento, seja ele a presa ou planta, para sugar. Nas espécies fitófagas, o rostro é bastante alongado, o que facilita o consumo do conteúdo mais interno da planta. O ciclo de vida desses insetos é hemimetábulo, passa pelas fases de ovo, ninfa e adulto. Foto de Léo Brito, Ubatuba, SP https://instagram.com/leo.leobrito?igshid=rohn6qfwzadf https://www.facebook.com/leo.brito.94

Sabiá laranjeira

 O sabiá laranjeira (Turdus rufiventris) é uma ave comum na América do Sul e o mais conhecido de todos os sabiás. Pertence á ordem Passeriformes e á família Turdidae. É nativo da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. O sabiá laranjeira mede 23 centímetros de comprimento, tem o bico reto de cor amarelo oliva, as patas cinzas, o olho negro circundado finamente de amarelo e a penugem do dorso marrom acinzentado. A garganta é esbranquiçada rajada de marrom, o peito é cinza pardo, que vai mudando para um alaranjado opaco no ventre. Foto de Léo Brito, Aiuruoca, MG https://instagram.com/leo.leobrito?igshid=rohn6qfwzadf https://www.facebook.com/leo.brito.94