Fotografias ajudando a divulgar ciências e democratizar o acesso às informações e ao conhecimento.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Nuvens

Nuvem é um aglomerado de partículas de água (no formato de vapor de água condensado) ou gelo que se forma na atmosfera terrestre. As nuvens são visíveis e podem ter cores variadas, indo do branco ao cinza escuro. Quanto mais escuras, mais carregadas de vapor de água elas estão.
O formato da nuvens variam de acordo com a velocidade do vento e a quantidade de água que possuem. As nuvens são formadas a partir da evaporação da água de rios, piscinas, mares, lagos e até mesmo do corpo humano (através da transpiração). Na atmosfera o vapor de água se condensa e forma a nuvem.
Quando as nuvens ficam muito carregadas de água e atingem altitudes elevadas, têm a temperatura diminuída proporcionando assim a ocorrência de chuvas.

Curiosidade
Quando as nuvens estão brancas é porque possuem em seu interior grande quantidade de cristais de gelo e minúsculas góticulas de água. Estes cristais decompõem a luz solar nas cores do arco-iris e, a soma de todas estas cores, dá origem à cor branca que observamos.

A foto foi  tirada para a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) intitulada Fotografia e Ciências: introdução às técnicas fotográficas e aplicações na divulgação científica, realizada entre março e junho de 2015, na UFSCar Campus Araras. A atividade contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

Destaque

Lepdoptera

As borboletas pertencem à ordem Lepdoptera que possui cerca de 150.000 espécies, sendo a segunda maior ordem de insetos. Esses insetos p...

Confira os posts mais visitados