Pular para o conteúdo principal

Cigarrinha das pastagens

A cigarrinha das pastagens (Deois flavopicta) é um inseto da Ordem Hemiptera e da subfamília Cercopidae. Ela se alimenta do Xilema de gramíneas, sendo por isso chamadas de fitófagas. Ao se alimentarem, injetam na planta uma toxina que interfere na síntese de clorofila causando sérios danos às plantas, como o amarelecimento das folhas e queda de produtividade. Para a manutenção do equilíbrio da população em sistemas de produção de base ecológica pode-se usar o fungo Metarhizium anisopliae, que causa a doença-verde nos insetos mantendo a população em equilíbrio.

O registro foi feito pelo aluno LUCIANO SKITER DELMONDES para a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) intitulada Fotografia e Ciências: introdução às técnicas fotográficas e aplicações na divulgação científica, realizada entre março e junho de 2015, na UFSCar Campus Araras. A atividade contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mindinho

É só estender o dedo mindinho e repetir: “mindim,mindim, mindim” e a mosca das flores pousará sobre o dedo. É assim que muita gente atrai essa díptera da família dos sirfídeos que são caracterizados por apresentar somente duas asas (dípteros). Eles são característicos pela capacidade de “voo helicóptero”, isto é, a capacidade de permanecer no ar, quase sem se deslocarem. São muito importante nos agroecossistemas, pois suas larvas são predadoras de pulgões, ácaros e cochonilhas. Após a metamorfose, já adultos, se alimentam de néctar e pólen, sendo assim importantes polinizadores. O registro foi feito pelo aluno LUCIANO SKITER DELMONDES para a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) intitulada Fotografia e Ciências: introdução às técnicas fotográficas e aplicações na divulgação científica , realizada entre março e junho de 2015, na UFSCar Campus Araras. A atividade contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

Percevejo

  Os percevejos são insetos da subordem Heteroptera que pertencem a ordem Hemiptera. Existem diversas famílias e espécies desta subordem, as quais variam muito quanto a hábito alimentar. Podem ser predadores, hematófagos, zoofitófagos ou fitófagos. Possuem o aparelho bucal do tipo sugador labial tetraqueta. Por isso conseguem inserir o rostro no alimento, seja ele a presa ou planta, para sugar. Nas espécies fitófagas, o rostro é bastante alongado, o que facilita o consumo do conteúdo mais interno da planta. O ciclo de vida desses insetos é hemimetábulo, passa pelas fases de ovo, ninfa e adulto. Foto de Léo Brito, Ubatuba, SP https://instagram.com/leo.leobrito?igshid=rohn6qfwzadf https://www.facebook.com/leo.brito.94

Periquitão maracanã

  O periquitão maracanã (Psittacara leucophthalmus) é uma ave da ordem Psittaciformes, família Psittacidae. Ocorre em quase todo o Brasil, é encontrado também na Colômbia, Venezuela, Argentina e Uruguai. Habita florestas úmidas, semi úmidas, pântanos, florestas de galerias e palmares de buritis nas planícies. Seu tamanho médio é de 30 e 32 centímetros, o peso varia entre 140 e 170 gramas. A ave possui coloração verde com os lados da cabeça e pescoço com algumas penas vermelhas, apenas as coberteiras inferiores pequenas da asa são vermelhas, sendo as grandes inferiores amarelas. O periquitão maracanã se alimenta principalmente de frutos e sementes. Foto de Léo Brito, Bueno Brandão, MG https://instagram.com/leo.leobrito?igshid=rohn6qfwzadf https://www.facebook.com/leo.brito.94