Fotografias ajudando a divulgar ciências e democratizar o acesso às informações e ao conhecimento.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Libélula

Li a bela
e era
linda.



A libélula (do termo latino libellula), também conhecida como tira-olhos ou libelinha em Portugal e como lavadeira ou jacinta no Brasil, é um insecto alado pertencente à subordem Anisoptera.
Possuem corpo fusiforme, com o abdômen muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semitransparentes. As libélulas são predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente mosquitos e moscas. Este grupo tem distribuição mundial e tem preferência por habitats nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagos temporários), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos. As larvas de libélula (chamadas ninfas) são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se não só de insectos mas também de girinos e peixes juvenis.
As libélulas não têm a capacidade de picar, visto que as suas mandíbulas estão adaptadas à mastigação. Dentro do seu ecossistema, são bastante úteis no controle das populações de mosquitos e das suas outras presas, prestando assim um serviço importante ao Homem.
Medem entre 2 e 19 cm de envergadura.
[Fonte: Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lib%C3%A9lula]


A imagem é de Luciano Delmondes de Alencar, cedida para a realização da II Exposição Fotografia & Ciências, realizada na UFSCar no segundo semestre de 2015.

Destaque

Lepdoptera

As borboletas pertencem à ordem Lepdoptera que possui cerca de 150.000 espécies, sendo a segunda maior ordem de insetos. Esses insetos p...

Confira os posts mais visitados